FIGURINHA DA COPA - JUST FONTAINE

13 gols em 6 partidas. Essa marca torna Just Fontaine o jogador a fazer mais gols em uma única ediçao de Copa do Mundo.
Na sua estréia na Copa de 1958, Fontaine marcou logo um triplete contra o Paraguai. Não acabou por aí. Vieram dois dobletes versus ex-Iugoslávia e Irlanda do Norte. Além disso, o francês ainda marcou um gol nos jogos com Escócia e Brasil. E o mais impressionante. Marcou uma quadrupleta ( se é que essa expressão existe) na decisão de terceiro lugar contra os alemães ocidentais.
O feito foi homenageado pela própria imprensa sueca da época. Um jornal local presenteou Fontaine com um pequeno fuzil, apelido dado ao atacante. O artilheiro francês ainda recebeu a chuteira de ouro da FIFA.
Fontaine era um jogador de sucesso nos clubes também. Foi tetracampeão francês com Nice (1) e Stade de Reims (3). Neste último, chegou inclusive a disputar a final da Copa dos Campeões da Europa na temporada 1958/1959 contra o poderoso Real Madrid dos sensacionais Alfredo di Stefano, Ferenc Puskas e Raymond Kopa. Ainda por clubes, consegue ter a marca de 0,825 gols por partida.
Jogando pela seleção, o "Fusil" teve também uma incrível marca. 30 gols em 21 jogos. Média de 1,41 gols por partida.
Fontaine, no entanto, não pôde brilhar mais no futebol por causa de uma lesão que sofreu em 1961 e o obrigou a encerrar a carreira em julho de 1962.
Fontaine na antiga revista francesa "Pilote" afirmando que não esqueceu o jogo contra o Brasil na Copa de 1958

Nenhum comentário:

Postar um comentário